Biotec Serviços / Alegre - ES
BioTec ServiçosBioTec ServiçosBioTec Serviços
Segunda a Sexta
servicosbiotec@gmail.com
Alegre - Espírito Santo
BioTec ServiçosBioTec ServiçosBioTec Serviços

Porque higienizar seu ar-condicionado?

  • Home
  • Geral
  • Porque higienizar seu ar-condicionado?

Higienizar seu ar-condicionado

Não deixe para depois e evite doenças respiratórias

O ar-condicionado traz diversos benefícios para a vida das pessoas, desde que usado de forma correta. Quando o proprietário deste aparelho não faz sua higienização, pode causar algumas doenças respiratórias nas pessoas que usufruem dele. Isso porque o ar condicionado filtra o ar e armazena vários resíduos em seus filtros, até mesmo sujeiras e impurezas. Quando isso acontece, é normal perceber alguns sintomas de tosses, alergias e demais irritações.

Por isso, é indicado que a limpeza do ar-condicionado não seja deixada para depois.

Melhora o funcionamento do aparelho

Limpar o ar-condicionado afeta diretamente em seu funcionamento, já que  a sujeira acumulada força o aparelho a utilizar mais energia para climatizar o ambiente. Essa situação pode causar falhas no ar com o tempo, levando a problemas mais sérios, como o acúmulo de gelo nas bobinas da evaporadora, superaquecendo o motor.

Além de manter o bom funcionamento do aparelho, ainda oferece significativas reduções do consumo de energia elétrica, já que a limpeza de ar-condicionado proporciona um funcionamento mais eficiente e rápido do aparelho.

Aumenta a vida útil do ar-condicionado

Como dissemos anteriormente, caso a limpeza não seja feita, haverá uma sobrecarga no aparelho, podendo causar alguns danos no ar condicionado. Quando o equipamento funciona da forma correta, sem sobrecarga, evitando problemas no seu funcionamento e falhas no sistema, é fato que o aparelho durará muito mais tempo.

Por isso, manter o filtro de ar-condicionado limpo é a melhor forma de evitar futuras manutenções e economizar dinheiro a longo prazo.

Aparelho sem ruídos!

Ainda falando sobre o bom desempenho do aparelho, fazer essa manutenção contribui para sanar a presença dos indesejáveis ruídos causados por falhas no sistema. O ar-condicionado quando estão há muito tempo sem limpeza, higienização e manutenção, faz alguns barulhos que podem ser incômodos no dia a dia.

Diminui riscos contra a saúde!

É recomendado fazer a limpeza do ar-condicionado dentro do prazo estipulado pelo fabricante, tempo que depende da marca do aparelho.

Não fazer esse procedimento é colocar a saúde respiratória das pessoas em risco. Isso porque, é normal, assim como todo objeto, que o ar-condicionado acumule poeira e uma série de outras sujeiras, como bactérias e ácaros.

Esses fatores causam problemas respiratórios, inflamações e alergias nas pessoas que frequentam o ambiente. Em casos ainda mais sérios, a falta de higienização do ar-condicionado pode levar ao ressecamento do muco pulmonar em pessoas mais sensíveis, levando a crises de bronquite e de asma, podendo, até mesmo, evoluir para uma pneumonia. Ou seja, é um assunto que deve ser levado a sério!

Climatização correta!

A falta de limpeza resulta em uma climatização mal feita dos ambientes da sua casa ou do seu local de trabalho, ou seja, impede que o ar condicionado faça o seu principal trabalho. Os resíduos ficam acumulados nos filtros e turbina do equipamento funciona como barreiras físicas impedindo a resfriamento do ar na temperatura desejada.

Quando fazer a limpeza de ar-condicionado?

Como dissemos, deve ser uma limpeza periódica. O tempo exato depende do fornecedor e marca do aparelho. Mas de forma geral, é preciso fazer a limpeza dos filtros uma vez a cada dois meses.

O ideal é prestar atenção funcionamento e na qualidade do ar. Se o ar-condicionado não estiver gelando como o de costume, é bom checar a limpeza do filtro, por exemplo.

Lembrando que os modelos de carvão são uma exceção. Eles não podem ser lavados, apenas substituídos.

Como fazer a limpeza de ar-condicionado?

A higienização do ar-condicionado pode ser feita de duas maneiras. Você pode realizar com suas próprias mãos ou recorrer a uma equipe especializada. Se optar pela primeira opção, veja a melhor forma de fazer:

Primeiro desligue o ar-condicionado. Assim que desligado, remova o painel frontal e faça a limpeza com um pano seco. O próximo passo é retirar o filtro e limpar com água morna, sempre jogando o líquido no sentido contrário da entrada de ar. Após esse processo, deixe o filtro do ar secar completamente e coloque a peça no lugar. Depois é só recolocar o painel na posição original.

A outra maneira, é recorrer a uma equipe especializada. Essa opção é a mais recomendada, já que como dissemos, é um assunto sério que pode afetar negativamente a vida das pessoas. Com profissionais, será mais garantido uma limpeza completa e eficiente, com produtos corretos. Consequentemente, garante um trabalho bem feito.

Com a BioTec Serviços o seu ambiente fica sempre climatizado com a produção de um ar de ótima qualidade e sem riscos à saúde.

Solicite a prestação dos nossos serviços de limpeza e higienização do seu ar-condicionado.

Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp (28) 99969-6542

Deixe um comentário

X