Biotec Serviços / Alegre - ES
BioTec ServiçosBioTec ServiçosBioTec Serviços
Segunda a Sexta
servicosbiotec@gmail.com
Alegre - Espírito Santo
BioTec ServiçosBioTec ServiçosBioTec Serviços

O que é Manutenção preventiva?

Manutenção preventiva é um procedimento fundamental para manter o bom funcionamento do ar condicionado. Embora seja tão importante, muitos proprietários não se preocupam com este passo e não cuidam de seus aparelhos frequentemente.

O que é um grande erro. Muitas dessas pessoas acreditam que fazer manutenção preventiva no ar-condicionado não vale a pena, dado que será um gasto a mais e o aparelho está funcionando perfeitamente.

Neste momento, vale destacar dois pontos importantes: primeiramente, o intuito deste procedimento é evitar que problemas graves aconteçam com a máquina e manter a saúde das pessoas que usam o ar condicionado.

Em segundo – talvez o motivo que surpreende muitas pessoas – a manutenção preventiva proporciona economia aos donos de ar condicionado. Não será um custo a mais e sim, um a menos.

Como? Além de evitar gastos maiores com o conserto do aparelho em problemas mais sérios em seu funcionamento, ainda proporciona uma redução do uso de energia. Ou seja, a conta no final do mês será mais barata e agradável ao bolso.

Para entender como essa economia é possível, é preciso compreender quais são os procedimentos da manutenção preventiva e o que acontece com o aparelho caso este passo não seja feito.

Desta forma, explicaremos tudo que precisa saber sobre o tema para entender – e principalmente, se convencer – de que a manutenção preventiva de ar-condicionado é importante e faz bem para seu bolso no final do mês.

Após compreender tudo isso, confira como fazer este procedimento com segurança. Acompanhe!

O QUE É MANUTENÇÃO PREVENTIVA E COMO ESTE PROCEDIMENTO É ECONÔMICO?

Manutenção preventiva de ar-condicionado é um conjunto de técnicas que visam minimizar possíveis falhas e prolongar a vida útil deste aparelho. Afinal, é uma máquina custosa e que muitos consideram como um investimento.

O retorno é a qualidade de vida que o ar-condicionado proporciona. Por isso, ninguém quer que este aparelho dure pouco, quebre facilmente ou dê muitos custos com conserto, concorda?

Para evitar todos estes problemas, a manutenção preventiva é a solução. Algumas das medidas deste procedimento são previamente programadas, outras podem ser feitas por você mesmo – caso prefira.

Manutenção preventiva de ar condicionado então, é um conjunto de medidas técnicas feitas periodicamente para revisar o funcionamento da máquina, consertar pequenas falhas para que não se tornem problemas maiores no futuro e preservar a saúde das pessoas.

O que é feito durante a manutenção preventiva?

São diversas medidas, como a limpeza do ar-condicionado e da mangueira de drenagem, a higienização da bandeja de drenagem, verificação do encaixe das aletas, revisão dos contatos dos cabos elétricos no compressor e do sensor de temperatura (caso exista).

Também são feitos os ajustes dos parafusos do gabinete e identificação de falha nas bobinas e compressores. Estes são alguns exemplos das soluções que a manutenção preventiva oferece.

As medidas mais específicas e técnicas, precisam ser feitas por profissionais especializados. Isso porque, este aparelho conta com diversas peças e qualquer acidente ou encaixe errado delas pode impactar no seu funcionamento.

A limpeza do ar-condicionado pode ser feita por você, se preferir. Um pano úmido com água morna na parte externa e interna da máquina é o suficiente para deixá-lo higienizado. Limpar o filtro também é muito importante e pode ser feito em casa, mas é mais delicado.

Então, se não se sentir confortável, chame uma equipe especializada. Mas, se meu aparelho está funcionando bem, por que devo fazer essa manutenção regularmente? Veja o que acontece se deixar este procedimento de lado.

Riscos de não fazer a manutenção preventiva: aumento do consumo de energia é um deles!

Algumas pequenas falhas deste aparelho podem passar despercebidas, o que é um grande perigo. Isso porque, com o tempo, estes problemas que eram pequenos e não afetam o funcionamento da máquina, podem se transformar em situações mais graves.

Com isso, é possível a baixa climatização do ar, refrigeração insuficiente, quebra de peças internas e até mesmo a pane do ar condicionado. O grande problema é que o custo para consertar essas falhas é muito maior do que o gasto com a manutenção preventiva.

Em alguns casos, o aparelho para de funcionar e não tem mais como consertá-lo. Terá que comprar outro. Outro risco é a saúde das pessoas. Com o passar do tempo, fungos, bactérias e vírus vão se acumulando no interior do ar condicionado.

Se o proprietário não fizer a limpeza adequada e regularmente da máquina, esses microrganismos se acumulam e com a saída de ar que o aparelho proporciona, eles serão “jogados” no ambiente.

Isso ocasiona doenças respiratórias, piora da asma e infecção por doenças contagiosas. Ou seja, a manutenção preventiva é uma solução também para a saúde.

Manutenção preventiva e consumo de energia elétrica

Algumas falhas que passam despercebidas forçam o ar condicionado e fazem mais força para refrigerar o ambiente. Então, precisará puxar mais energia para conseguir deixar o local com clima mais agradável.

As pessoas não percebem isso até que a conta de luz vem cara no final do mês. Poucas vezes ainda, os proprietários relacionam o aumento com o ar condicionado.

Outro ponto neste tópico é que o acúmulo de sujeira em algumas peças também pode ocasionar essa dificuldade para refrigerar, resultando no aumento do consumo de energia.

Então, a manutenção preventiva elimina todas essas pequenas falhas e consequentemente, deixa a máquina em perfeito estado para funcionar sem maiores esforços –  e reduz o consumo de energia.

Como fazer manutenção preventiva do ar-condicionado?

Como vimos, este procedimento elimina diversos riscos. Por isso, sempre dizemos que é um passo fundamental. Fazer uma boa manutenção preventiva requer uma equipe especializada.

Com a BioTec Serviços o seu ambiente fica sempre climatizado com a produção de um ar de ótima qualidade e sem riscos à saúde.

Solicite a prestação dos nossos serviços de limpeza e higienização do seu ar-condicionado.

Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp (28) 99969-6542

Deixe um comentário

X