Biotec Serviços / Alegre - ES
BioTec ServiçosBioTec ServiçosBioTec Serviços
Segunda a Sexta
servicosbiotec@gmail.com
Alegre - Espírito Santo
BioTec ServiçosBioTec ServiçosBioTec Serviços

Quando devo fazer manutenção no ar-condicionado?

  • Home
  • Geral
  • Quando devo fazer manutenção no ar-condicionado?

Foi-se o tempo em que aparelhos de refrigeração eram itens de luxo dentro de residências, escritórios e outros espaços. Hoje, são necessários em praticamente todos os locais, garantindo o bem-estar de todos e até aumentando a produtividade em ambientes de trabalho. Por isso, é fundamental saber mais sobre a importância e como fazer a manutenção de ar-condicionado.

Cada dia mais modernos e acessíveis, esses aparelhos se tornaram indispensáveis na casa do brasileiro, principalmente em cidades mais quentes. Porém, é preciso tomar algumas precauções com relação à manutenção para garantir seu melhor desempenho. Afinal, sem os cuidados necessários, o aparelho pode não entregar o resultado esperado.

Além de prevenir panes e prolongar o tempo de vida do equipamento, a manutenção periódica ajuda na economia de energia e também a combater danos à saúde, no caso de alergias, por exemplo. Que tal, então, se aprofundar um pouco mais nesse assunto e conferir alguns tópicos que podem ser úteis para você? Continue a leitura deste artigo e confira as nossas dicas!

Quais pontos considerar para fazer a manutenção do ar-condicionado?

Vamos, então, direto ao que realmente interessa? Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas importantes para fazer a manutenção do ar-condicionado. Antes de iniciar o processo, porém, tenha a certeza de que as tensões elétricas que alimentam o aparelho estejam desligadas. Uma vez desativadas, você poderá conferir os pontos descritos abaixo:

Verificar se o aparelho está ligado corretamente

O ar-condicionado deve estar corretamente conectado à rede principal. Ou seja, todos os dispositivos manuais ou automáticos de manobra e proteção do circuito devem estar devidamente ligados sem quaisquer interrupções, tais como chaves abertas, fusíveis queimados, etc. O termostato e a chave interruptora também deverão estar regulados e na posição correta.

Realizar limpeza preventiva

O acúmulo de poeira nos gabinetes, grelhas e na área ao redor do aparelho pode obstruir e reduzir o fluxo de ar para o ar-condicionado, tornando-o mais fraco e reduzindo sua capacidade de funcionamento. Por isso, esses locais precisam ser mantidos sempre limpos.

Você pode fazer isso com o auxílio de um pano ou flanela macia umedecidos em sabão neutro ou água morna. Mas, atenção: durante a limpeza, jamais deve-se utilizar álcool ou solventes, pois estes produtos podem danificar o aparelho.

Higienizar periodicamente as serpentinas

A serpentina do ar-condicionado é responsável pelo processo de climatização. A falta de higienização e sujeira acumulada nelas, somado à umidade do interior do aparelho, podem oferecer um ambiente propício para a formação de colônias de fungos, bactérias, mofo, entre outros contaminantes.

Para evitar a proliferação de quaisquer microrganismos, é preciso manter a higienização periódica das serpentinas. Para limpar as aletas — responsáveis pela direção do vento —, direcione um jato de água com baixa pressão ou um jato de ar comprimido no sentido inverso das peças. Lembre-se que todo cuidado é pouco para não danificar o seu equipamento.

Analisar as conexões do aparelho

Para evitar problemas com o aparecimento de vazamentos, ruídos e vibrações, durante a manutenção do ar-condicionado o usuário deve verificar se as conexões, flanges e outras fixações estão bem apertadas. É por meio delas que ocorre a troca de temperaturas e o escoamento da água. Qualquer falha pode ser o suficiente para causar um vazamento, por exemplo.

Conferir as condições das peças metálicas e tubulações

As peças metálicas e tubulações do ar-condicionado devem estar sempre no local correto e em boas condições. Para isso, é necessário conferir se o isolamento entre as peças está instalado de maneira adequada para evitar possíveis problemas com o equipamento.

Outra medida de manutenção do ar-condicionado é a realização da limpeza do filtro regularmente, pelo menos uma vez por mês. Isso deve ser feito para assegurar o total funcionamento do aparelho.

Verificar a bobina do ar-condicionado

Por menores que sejam, as bobinas também são fundamentais para o bom funcionamento do aparelho. Por isso, a verificação desse item deve fazer parte da manutenção de ar-condicionado. Ao chamar um técnico para avaliar o aparelho, é importante pedir um pouco de atenção a essas peças.

Proteger o interior e o exterior do aparelho

Além de todos os detalhes mais técnicos, é importante também tomar os cuidados necessários com o aparelho em geral. Assim como você tenta proteger o seu celular ou a sua televisão, por que não fazer o mesmo com o seu aparelho de ar-condicionado? Portanto, é preciso tomar as medidas necessárias para proteger o interior e o exterior do aparelho.

O primeiro passo para isso é planejar o local onde o aparelho vai ficar posicionado dentro do ambiente, deixando longe de possíveis quedas ou acidentes, por exemplo. Ele não deve ficar exposto ao sol e chuva. Além disso, é importante não deixar o interior e o exterior do ar-condicionado desprotegidos.

Quais são os benefícios de fazer a manutenção do ar-condicionado?

Você já sabe o que precisa fazer para realizar a manutenção do ar-condicionado de forma precisa, certo? Que tal, então, não deixar nenhuma dúvida sobre a importância dessa prática? Afinal, existem muitos benefícios de realizar a manutenção periodicamente, tanto para a saúde quanto para o aparelho. Entre eles, podemos destacar:

Prevenção do mau funcionamento

Como você viu, o ar-condicionado está exposto ao acúmulo de poeira e outros microrganismos que podem obstruir os filtros, turbinas e serpentinas.

Além de trazer prejuízos ao aparelho e causar problemas para a saúde, a sujeira atrapalha o seu bom funcionamento, sendo uma das principais causas de pane. Por isso, realizar a manutenção preventiva e manter a limpeza em dia evita o acúmulo de sujeiras e aumenta a vida útil do equipamento.

Benefícios à saúde

A poeira acumulada no ar-condicionado volta para o ambiente à medida que ele é usado. Ou seja, quando a limpeza não é realizada, os filtros liberam novamente a sujeira retida. Essa condição pode trazer tanto problemas para o equipamento quanto um risco à saúde do usuário.

A manutenção e higienização regular do equipamento deve ser feita uma vez por mês ou a cada 15 dias para reter as impurezas e microrganismos em seu filtro. Dessa forma, fica mais difícil a proliferação de bactérias e fungos causadores de sinusites, rinites e outros problemas de saúde.

Maior durabilidade

Não importa se o aparelho está em uso ou não: a falta de manutenção preventiva pode originar ferrugem e corrosão nas peças. E isso acontece com mais incidência especialmente em cidades litorâneas.

Para garantir sua eficiência, o ar-condicionado deve ser mantido sempre em boas condições de limpeza. Além de prolongar a vida útil das peças e conservá-lo por mais tempo, o equipamento proporcionará maior conforto para quem o utiliza.

Economia

A falta de manutenção e limpeza faz com que o ar-condicionado trabalhe mais forçado, sobrecarregando o compressor, que tem com função resfriar o ambiente. Funcionando nessas condições, o aparelho consome muito mais energia elétrica e, consequentemente, também acaba pesando mais no bolso do usuário.

Para evitar surpresas desagradáveis no fim do mês, é preciso usar o equipamento moderadamente e se atentar para os períodos em que deve ser realizada a limpeza e a manutenção preventiva. Por mais que possa parecer um trabalho desnecessário ao analisar friamente, é importante fazer a manutenção corretamente para colher esses benefícios.

Existe um período certo para fazer a manutenção do aparelho?

Geralmente, a manutenção do ar-condicionado é feita quando há um acúmulo de sujeiras ou quando existe algum problema com o funcionamento do equipamento, como um ruído incomum ou impotência no processo de refrigeração. No entanto, cada modelo de ar-condicionado apresenta suas particularidades. Dessa forma, o ideal é que o usuário verifique no manual do aparelho a frequência correta de manutenção.

Recomenda-se também a manutenção profissional uma vez por ano. Realizada por um técnico autorizado, a limpeza do ar-condicionado é feita de maneira mais rigorosa: o profissional vai desmontar o equipamento para ser higienizado por completo, utilizando produtos específicos para este fim. Assim, é possível garantir maior durabilidade do equipamento e manter o ar-condicionado em excelentes condições por mais tempo.

O que diz a lei sobre a manutenção de instalações e equipamentos?

Como falamos no início deste texto, a popularização dos aparelhos de ar-condicionado exigiram também que as autoridades competentes se posicionassem em relação às regras, obrigações e cuidados necessários, por exemplo. No dia 5 de janeiro de 2018, portanto, foi publicada uma lei que todos os edifícios, públicos ou privados, serão obrigados a fazer a manutenção de seus sistemas.

Mais conhecida como Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), a Lei 13.589/2018 exige que todos esses locais sigam um padrão de qualidade. Ou seja, devem fazer o acompanhamento adequado de todos os aparelhos para assegurar que tudo esteja funcionando corretamente. O prazo para os requisitos é de 180 dias depois da regulamentação da lei, ou seja, todo cuidado é pouco.

Afinal, muitos acidentes podem acontecer por conta da falta de manutenção desses aparelhos e muitas pessoas podem ser colocadas em risco, por exemplo. Por isso, é importante compreender essa lei e ficar por dentro das principais exigências e necessidades. Dessa forma, é possível assegurar que os aparelhos na sua casa, escritório ou qualquer ambiente estejam funcionando corretamente.

Fazer a manutenção do ar-condicionado é, portanto, fundamental para que o custo-benefício do aparelho seja, de fato, positivo para você. No final das contas, não adianta nada escolher o item mais adequado para o que você deseja e, na prática, desperdiçar o potencial do seu aparelho, certo? Esse constante monitoramento é essencial.

Com a BioTec Serviços o seu ambiente fica sempre climatizado com a produção de um ar de ótima qualidade e sem riscos à saúde.

Solicite a prestação dos nossos serviços de limpeza e higienização do seu ar-condicionado.

Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp (28) 99969-6542

Deixe um comentário

X