Biotec Serviços / Alegre - ES
BioTec ServiçosBioTec ServiçosBioTec Serviços
Segunda a Sexta
servicosbiotec@gmail.com
Alegre - Espírito Santo
BioTec ServiçosBioTec ServiçosBioTec Serviços

Você precisa de Ar Puro!

A qualidade do ar ambiente interfere na sua saúde e na de seus clientes; manutenção preventiva dos equipamentos é aliada ideal

Quando pensamos em ar condicionado logo associamos à conforto térmico, claro. De fato, ele é fundamental e para garantir aquele ambiente “fresquinho” tão importante nos dias de hoje, e, principalmente, no verão. Mas você sabia que os sistemas de climatização também têm influência na qualidade do ar que você respira?

Um ar de qualidade é aquele que têm níveis de CO2, temperatura e umidade, entre outros, controlados e dentro dos parâmetros dos órgãos reguladores. No Brasil, a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, por meio da Resolução 09, indica quatro normas técnicas que devem ser analisadas semestralmente para avaliar a qualidade do ar em ambientes climatizados: fungos viáveis; CO2; temperatura, umidade e velocidade; e material particulado.

Permanecer em locais que apresentam baixa qualidade no ar pode trazer tanto prejuízos para a saúde quanto para seu bolso.

Quais os problemas desencadeados pela baixa qualidade do ar?

  • Produtividade

Você sabia que um ambiente de trabalho com ar de má qualidade pode cortar pela metade a produtividade da sua equipe? Pois é. Um estudo do Programa Healthy Buildings da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard analisou trabalhadores e mostrou que fatores como tomada de decisão, resposta a crises e estratégia são prejudicados em locais com baixas taxas de ventilação e altos níveis de CO2.

  • Custos elevados

Sabemos que os custos não estão diretamente relacionados à sua saúde física e a dos seus funcionários e clientes, mas entendemos que a saúde financeira da sua empresa tem grande espaço nas suas preocupações. Equipamentos velhos, sem limpeza e controle devido, elevam o consumo de energia e têm alto risco de falhas e quebras, o que pesa muito mais no bolso do que garantir a manutenção regular.

  •   Doenças respiratórias e alergias

Aparelhos de ar condicionado sujos e sem manutenção são o ambiente perfeito para a proliferação de vírus, fungos e bactérias.  Rinite, sinusite, tosse crônica e até pneumonia e dores de cabeça são problemas desencadeados pela baixa qualidade do ar ambiente.

Cuidado redobrado durante a pandemia

Diante da pandemia de Covid-19, o mundo se viu obrigado a prestar atenção no ar que respira. Diversos países redobraram a atenção sobre o assunto e estabeleceram novas medidas para ambientes fechados e climatizados por ar-condicionado.

Um exemplo foi a Prefeitura do Rio de Janeiro, que, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, determinou a obrigatoriedade de estabelecimentos garantirem a qualidade do ar interno em espaços fechados. A determinação já era anterior à pandemia, mas ganhou força e tornou-se indispensável em 2020.

Como melhorar a qualidade do ar?

Como já falamos acima, um ar de qualidade precisa seguir parâmetros estabelecidos pelos órgãos reguladores. Mas como você pode medi-los e melhorar aqueles que não vão tão bem?

Antes mesmo de realizar a instalação do sistema, existem importantes decisões quanto ao tipo de climatização a ser escolhida. Somente um profissional poderá avaliar e indicar o sistema adequado ao seu ambiente.

Após a instalação, a manutenção preventiva dos equipamentos passa a ser sua melhor aliada para garantir a qualidade do ar. Ela deve avaliar periodicamente o nível de ruído e a vibração das máquinas, se há focos de corrosão e de sujidade nos equipamentos internos e externos, entre outros. Também cabe à manutenção realizar a limpeza e a higienização dos filtros e bandejas, das redes de drenagem e de dutos.

Fique atento! Desde 2018, a Lei Federal 13.589 obriga edifícios públicos ou coletivos a contarem com o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), que indica uma rotina de manutenção de sistemas de ar condicionado a ser cumprida. Estabelecimentos que não seguem o PMOC podem receber multa de até R$ 1,5 milhão.

Com a BioTec Serviços o seu ambiente fica sempre climatizado com a produção de um ar de ótima qualidade e sem riscos à saúde.

Solicite a prestação dos nossos serviços de limpeza e higienização do seu ar-condicionado.

Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp (28) 99969-6542

Deixe um comentário

X